Devaneios · Textos

A Única Certeza

Às vezes enquanto saboreio o gosto quente do pêssego da minha xícara de chá, fecho os olhos e penso nas certezas que temos da vida. É assustador não é? Não sabemos absolutamente nada. Nascemos, crescemos e seguimos regras que nos foram impostas através de séculos de senso coletivo, há um vasto arsenal de história de todo o desenvolvimento da humanidade, e mesmo assim, em certas situações sinto que estamos regredindo.

Estamos perdendo a humanidade, é como se fôssemos bárbaros, que matar e morrer por divergências de ideias, opiniões e sentimentos mal resolvidos fosse normal. E eu digo isso na primeira pessoa pois me incluo nesse meio. Todos nós estamos. Ninguém aguenta mais a violência, ninguém aguenta mais perder um bem material que suamos tanto para conseguir comprar, ninguém suporta a ideia de que podemos perder a vida por um celular, ninguém aguenta mais a falta de impunidade, toda essa corrupção, esse sentimento de que estamos perdidos e largados.

Mas a que ponto vale a pena pagar com a mesma moeda? Resolver a violência com a própria violência? É um ciclo sem fim, nos igualamos a eles? Queremos construir uma sociedade ainda mais violenta e agressiva onde será parte da nossa cultura matar e torturar?

Então qual é a solução?

Parece bobo e ingênuo, mas eu gosto de acreditar no amor. Eu não sei para onde vou quando tudo acabar, mas quando fechar meus olhos e dar meu último suspiro, quero ter em minha consciência que fiz o bem, que de certa forma, contribui para a diferença, que se cada um fizer sua parte, teremos uma grande parte. Então eu gostaria de te dizer que a vida é um sopro, não somos nada, é tudo uma passagem, pegue sua fé, seja ela qual for e não a perca, não a suje, não seja aquilo que você condena, porque a única certeza que temos, é que vamos todos partir.

2 comentários em “A Única Certeza

Deixe um comentário

