Livros

20 Anos de Harry Potter

Um pouco atrasado, mas presente e com amor.

No último dia 26 a saga Harry Potter completou 20 anos desde a publicação do seu primeiro livro A Pedra Filosofal. Todo mundo já sabe os feitos e efeitos da franquia tanto nos livros quanto no cinema, um fenômeno mundial. Mas eu não podia deixar passar em branco essa data tão especial, quem me conhece sabe que sou completamente louca pela série desde os meus 9 aninhos quando assisti o filme pela primeira vez, foi graças a J.K. Rowling (e aos meus pais, grandes incentivadores da leitura) que entrei nesse mundo literário e nunca mais sai.

Um Mundo Criado

A mente da J.K. me fascina, se eu tivesse oportunidade de poder escolher uma mente, definitivamente seria a dela. Ela criou um mundo com tantos detalhes, que nos faz sentir como se de certa forma, fosse tudo real.

Ela não deixa pontas soltas, até hoje após anos da saga ter finalizado somos presenteados com textos contendo informações e atualizações do mundo bruxo, e com a estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam podemos perceber tanta coisa interligada, a mulher pensou em absolutamente tudo.

large (2)

Os Detalhes e a Escrita

Eu já reli os livros algumas vezes e toda vez que começo a Pedra Filosofal me sobe um arrepio e uma sensação de alívio, é como estar em casa, em um ambiente cheio de paz e nostalgia, a delicadeza dos detalhes, a forma da escrita, não é aquela coisa cansativa, é pelo o contrário muito prazerosa.

“Harry apanhou a varinha. Sentiu um repentino calor nos dedos. Ergueu a varinha acima da cabeça, baixou-a cortando o ar empoeirado com um zunido, e uma torrente de faíscas douradas e vermelhas saíram da ponta como um fogo de artifício, atirando fagulhas luminosas que dançavam nas paredes. Hagrid gritou entusiasmado (…)” (página 77)

large (1)

A Mensagem 

A história toda nos ensina desde o inicio que o amor, amizade e união podem sempre vencer o mal, o Harry sofreu a vida toda com a perca dos pais crescendo em uma família trouxa que o maltratou em toda sua existência sem ter qualquer esperança de uma perspectiva de vida melhor, ele praticamente cresceu sem saber o que era amor, e mesmo assim, nunca deixou de ser um menino de bom coração que coloca as pessoas e seus amigos em primeiro lugar, do mesmo modo que sua mãe fez por ele dando sua vida para salva-lo.

large (6)

O Incentivo a Leitura e a Escrita

A saga foi para muitas crianças o fator determinante para o encaminhamento ao mundo literário, muitas pessoas iniciaram e passaram a adquirir o hábito da leitura por conta de Harry Potter. Eu mesma fui uma delas, meus pais sempre me incentivaram a ler desde pequena e eu sempre amei, mas pegar o gosto pelo hábito de “devorar” livros e livros foi quando comecei a ler a série aos 10 anos de idade ao encontra-lo na biblioteca da minha escola. Eu já havia assistido a Pedra Filosofal e não parava de pensar em tudo, e assistir diversas vezes, eu lembro que brincava sozinha com minha varinha de galho de árvore, lançando feitiços pela casa, praticando poções, usando agasalhos longos como se fossem minhas vestes de Hogwarts.

Através de Harry Potter desenvolvi também o hábito da escrita, eu queria ser a J.K. Rowling, sempre acreditei que o que ela criou foi a coisa mais incrível que já havia conhecido, e eu tinha muito orgulho disso, foi quando comecei a escrever uma fanfic baseada na personagem Luna Lovegood, eu praticamente reescrevi a Ordem da Fênix inteira do meu jeito, onde a Luna tinha o maior destaque junto com o Harry. E eu nunca mais parei, tive diversos blogs onde escrevia desde textos sobre todos os assuntos possíveis, a um diário pessoal com meus sentimentos.

Eu sempre fui uma adolescente tranquila e com dificuldade de socialização, o que me levou a viver maior parte dessa fase no mundo da internet, onde fiz muitos amigos graças a Harry Potter, alguns tenho contato até hoje e isso foi muito importante naquela época, saber que não estava sozinha.

large (4)

Sonhos

Desde pequena sempre tive o sonho de visitar a Disney, o que acham que aconteceu quando houve a inauguração do The Wizarding World of Harry Potter? Hoje em dia meu maior sonho é conhecer o parque, minha vida toda imaginei o que seria viver no mundo bruxo, conhecer Hogwarts, andar por Hogsmead, e de certa forma hoje é possível, estou trabalhando nisso. Enquanto isso, me contento tendo um gostinho com as lembranças dos amigos que já foram.

19648386_1542488989177555_140377970_o

Sempre achei que seria impossível conhecer algum artista da saga, mas em dezembro de 2016 no maior evento geek do Brasil, a Comic Con, pude realizar esse outro sonho conhecendo a Evanna Lynch, a interprete de uma das personagens que mais amo na saga, a Luna ❤

31133451350_98ebf281aa_z

Foi muita emoção.

O Crescimento de uma Geração

Nos livros e nos filmes é possível perceber a evolução da história assim como dos personagens, o que é mais marcante e significativo é a questão do crescimento conjunto entre personagens e os leitores. Quando iniciei a leitura eu tinha a idade do Harry em a Pedra Filosofal e esperei ansiosamente meus 11 anos pois eu realmente acreditava que minha carta poderia chegar. A cada livro/filme eu crescia junto com o Harry, Rony e Hermione, por isso é impossível não lembrar com os olhos marejados do dia em que fui ao cinema assistir Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II ainda com os meus pais, foi um encerramento muito grande da minha vida, eu tinha completado 18 anos e estava no primeiro ano da minha primeira faculdade, ficou aquele nó no estômago, um sentimento de perda que nunca passa, foi muito difícil dizer adeus, eu chorei como se algum parente tivesse morrido, abracei forte minha mãe, e ali naquela sala fria de cinema, sob aplausos, assobios e fungadas eu me despedia oficialmente da minha infância.

tumblr_nn8ftiIEfX1u5d094o1_500

Obrigada J.K. Rowling ❤

11 comentários em “20 Anos de Harry Potter

  1. Meu Deus! Você conheceu a Luna. Morri! Eu cresci também com os personagens, meus hábitos de leitura começaram ali e nunca mais parei. Exceto nos momentos de tédio na faculdade de Letras. Kkk que legal que você escrevia fan fiction! Gostava mt de acompanhar. Você ainda escreve? Sem dúvida Harry Potter foi pra mim também uma forma de me sentir integrada. Já criança eu me sentia deslocada e era muito difícil, ainda mais porque eu ainda era filha única. Mas enfim, que venham mais textos da Rowling no Pottermore. A história deles jamais será esquecida. E obrigada por passar no meu blog novo. 💜

    Curtir

    1. Foi um dia tão especial, meu coração potterhead quase saiu bela boca ❤ Infelizmente eu não escrevo mais, fiquei anos sem escrever nada, estou voltando agora com esse blog, senti muita saudade. Não conheci ninguém que se apegou a saga sem ter sua vida transformada, é o marco de uma geração, e ainda tem muita coisa pela frente, J.K. não nos deixou totalmente órfãs. Muito obrigada pela visita ❤

      Curtido por 1 pessoa

  2. Gente, morri com esse pomo de ouro! Adorei *-*
    Eu já sempre tive o sonho de conhecer o parque de Londres, e vou conhecer em janeiro do ano que vem! Morrendo de alegria.
    Que show que tu conheceu a Evanna, deve ter sido incrível a sensação.
    HP não marcou minha infância, pelo contrário, eu não gostava. Mas depois de adulta dei uma segunda chance e me apaixonei.

    Obrigada pela visita.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que demaaaais, pelo amor, vou esperar ansiosa por um post sobre a visita com muitas fotos no seu blog. Ainda bem que deu uma segunda chance, valeu muito a pena né? Obrigada pela visita também, bjs.

      Curtir

Deixe um comentário

